inst1

Joaquim Egídio
um pouco de história

Sabe aquele lugarzinho que povoa seus sonhos? Casinhas coloridas, cadeiras na calçada, crianças brincando livremente, verduras fresquinhas direto do produtor e cheirinho de bolo quente, assim é Joaquim Egídio. Um pequeno distrito localizado a 20 km de Campinas, com uma simpática vila de moradores que sabe receber o visitante local.

Memória viva do ciclo cafeeiro do séc XIX, Joaquim Egídio guarda resquícios de uma época rica onde fazendas produtivas e imponentes casarões, promoviam o crescimento local por meio do comércio do café feito pelo Ramal Férreo Campineiro (1889/1911), em uma locomotiva chamada “cabrita”. Em 1912, a “cabrita” e seus vagões foram substituídos por um bonde rural que ficou em atividade até a década de 50.

Hoje o lugar atrai descolados em busca de tranquilidade e natureza exuberante. Ciclistas, motociclistas e caminhantes, disputam a estrada Joaquim Egídio – Cabras que percorre as antigas fazendas. O caminho recheado de trilhas mistura terra e asfalto, levando o aventureiro a percorrer um trajeto entremeado por uma paisagem diferenciada com serras e morros, e uma mata que revela uma profusão de animais como macacos, capivaras, maritacas, tucanos, incluindo espécies em extinção como a jaguatirica, a sussuarana e o sagui.

sabores-interna-1
sabores-interna-2
sabores-interna-3

 

Um caprichado roteiro gastronômico inclui a rua principal e segue pela via rural com comida típica da fazenda e restaurantes com chefs renomados. Você encontra um botequim para tomar uma cerveja gelada sentado em um caixote, como no Bar do Marcelino, ou degusta pratos da alta gastronomia como no Marupiara. A noite local revela um destino boêmio com barzinhos charmosos, casas noturnas e os restaurantes ganham uma nova roupagem com ambiente à luz de velas.

inst2Os amantes da natureza que buscam qualidade de vida encontram no distrito, uma oportunidade de desfrutar 222 km² de área verde protegida pela Área de Proteção Ambiental (APA), entre água e matas naturais.

Deu vontade de ficar mais? Tente a pousada Vila Atybaia em Sousas, ou escolha um dos muitos hotéis em Campinas que fica ao lado.

E para quem quer levar uma lembrança do local, artistas plásticos e artesãos povoam o vilarejo. No Marupiara sempre abrimos espaço para exposição e venda das obras de artistas da região.

Durante o dia, aproveite para curtir a natureza e suas belas paisagens. Enquanto espera sua mesa ou mesmo enquanto degusta sua refeição, é possível curtir o som dos pássaros, sentir o cheirinho da mata e recarregar as betarias com a energia da terra e do sabor de nossa comida, especialmente preparada com todo o carinho para fechar este festival de sensações.

As crianças também podem aproveitar para brincar livremente em nosso parquinho integrado à natureza. Se bater um soninho, temos um lindo redário sob a sombra das árvores para os pequenos descansarem.

À noite, o clima fica pra lá de especial. Iluminação a luz de velas num ambiente com toque de sofisticação, permite um jantar incrível em qualquer ocasião. Nossa adega climatizada reúne rótulos que harmonizam com nossos pratos e tornam sua noite ainda mais agradável. Mantinhas individuais, lareiras e aquecedores completam esse clima de aconchego para aquecer as noites frias de Joaquim Egídio.