A Festa de Babete

Babete2

O Cinema na Mesa, projeto inovador do Estação Marupiara que reúne arte e gastronomia, completa 3 anos no mês de outubro e para comemorar em grande estilo, o filme escolhido foi “A Festa de Babete”, um clássico da década de 80, que se passava numa vila puritana e religiosa. Dessa forma, o tema central do filme gira em torno do conceito do pecado da gula.

O filme já foi exibido no projeto com sucesso absoluto. “Quisemos resgatar um filme importante no universo da gastronomia que tem sido o mote do Cinema na Mesa, e a Festa de Babete é perfeita para esse momento. Podemos soltar a criatividade na execução do menu e encantar os comensais como a protagonista. Será uma festa.”, diz a chef Vivi Moraes.

Sobre o filme

 O filme conta a estória de Babete, uma francesa desconhecida, em busca de abrigo e trabalho, que bate à porta de duas irmãs, devotas de seu falecido pai, um rigoroso pastor luterano que pregava a salvação através da renúncia.

Babete3

No pequeno vilarejo, composto por famílias extremamente religiosas, Babette observa que o alimento era sempre sem cor ou sabor, e usado apenas para saciar a fome.

Babette mantinha os velhos hábitos franceses e seu único vínculo com a terra natal era um parente que lhe comprava bilhetes de loteria. Certo dia, recebe a notícia que havia sido premiada e usa parte do que ganhou para oferecer um jantar às duas mulheres que à acolheram e seus convidados em forma de agradecimento por sua hospitalidade.

Um toque de cultura

Oferecer uma experiência gastronômica com uma pitada de arte é o principal objetivo de Vivi Moraes, que para incrementar seu Projeto conta com a participação de Paulo de Tarso, arquiteto, pesquisador e mestrando em artes pela Unicamp. Paulo faz a interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.

Sobre o Cinema na Mesa

Lançado em outubro de 2012, o evento Cinema na Mesa traduziu o desejo da Chef Vivi Moraes de unir arte e gastronomia. Pioneira nessa empreitada, Vivi lançou a ideia de transformar seu restaurante – o Estação Marupiara – uma quinta-feira de cada mês, num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som de qualidade e mesas cuidadosamente distribuídas para que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira. Com ares de “Sarau”, o Cinema na Mesa começa com a escolha de um bom filme, quase sempre mais “cult”, mas nada impede um blockbuster vez ou outra. Tudo depende do enredo, que deve ter como mote a gastronomia, já que o ápice do evento é sempre um bem elaborado jantar degustação, minuciosamente estudado pela Chef Vivi.

Sobre o Estação Marupiara

Eleito a melhor cozinha de peixes e frutos do mar de 2013/2014 pela revista Veja Campinas, o restaurante está localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo. Comandado pela chef Vivi Moraes, cuja marca registrada é a brasilidade, o cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.

Serviço

Cinema na Mesa –  A Festa de Babte

Quando: quinta-feira, dia 1 de Outubro

Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas

Onde: restaurante Estação Marupiara

Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP

Valor por pessoa: R$ 80,00 (com taxa de serviço inclusa e bebidas à parte)

Reservas podem ser feitas diretamente pela loja virtual: www.lojaestacaomarupiara.com.br