Em agosto o Cinema na Mesa traz um filme delicado que conta a história de Thomas, um alemão dono de uma confeitaria que viaja para Jerusalém em busca da esposa e filho de Oren, seu amante morto. Ao chegar lá começa a trabalhar para a viúva, que não tem ideia de que eles compartilham uma tristeza sem nome sobre o mesmo homem.
Fora dos padrões convencionais, o filme desperta algumas reflexões pertinentes, entre elas a discussão entre as regras judaicas e as tradições familiares.
A gastronomia é ponto chave do longa e deve ser bem explorada pelo chef da casa que com certeza, trará um menu bastante especial sobretudo no momento da sobremesa.
Sobre o filme
Thomas, interpretado por Tim Kalkhof, faz um confeiteiro de uma doceria em Berlim que seguido recebe a visita de Oren (Roy Miller), um israelense que vai ao seu encontro e se declara fã dos biscoitos e doces preparados pelo rapaz. A constância se transforma em proximidade, que se transforma em uma relação, mesmo ambos morando em países diferentes. Thomas aceita vida dupla, mesmo sabendo que em Israel seu amante tem mulher e filho. Tudo muda quando Oren parte de volta para casa, e deixa de lhe atender. Sem demora Thomas investiga e descobre o motivo. Daí por diante a trama se desenrola entre segredos, tradições e muitos conflitos.
Um toque de cultura
Oferecer uma experiência gastronômica com uma pitada de arte é o principal objetivo de Vivi Moraes, que para incrementar seu Projeto conta com a participação de Paulo de Tarso, arquiteto, pesquisador e mestrando em artes pela Unicamp. Paulo faz a interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.
Sobre o Cinema na Mesa
Lançado em outubro de 2012, o evento Cinema na Mesa traduziu o desejo da Chef Vivi Moraes (in memorian) de unir arte e gastronomia. Pioneira nessa empreitada, Vivi lançou a ideia de transformar seu restaurante – o Estação Marupiara – duas quintas-feiras de cada mês, num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som de qualidade e mesas cuidadosamente distribuídas para que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira. Com ares de “Sarau”, o Cinema na Mesa começa com a escolha de um bom filme, quase sempre mais “cult”, mas nada impede um blockbuster vez ou outra. Tudo depende do enredo, que deve ter como mote a gastronomia, já que o ápice do evento é sempre um bem elaborado jantar degustação, minuciosamente estudado pela equipe que a Chef Vivi preparou durante esses mais de 10 anos de Marupiara.
Sobre o Estação Marupiara
Localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo, a casa fundada pela chef Vivi Moraes, tem como marca registrada a brasilidade. O cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.
Serviço
O CONFEITEIRO
Quando: quinta-feira dias 8 e 22 de agosto
Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20h
Onde: Restaurante Estação Marupiara
Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Valor por pessoa: R$ 85 (adultos) – bebidas e taxas de serviços não inclusas
Ingressos pelo: www.lojaestacaomarupiara.com.br