Num mês tão romântico como junho, de noites frias, claras e enluaradas, o Projeto Cinema na Mesa vai repetir um clássico que já fez o maior sucesso no Marupiara. Trata-se de “Românticos Anônimos”, um filme de Jean-Pierre Améris com Isabelle Carré no papel de Angélique Delange. Exibido em 2010, o longa se encaixou perfeitamente no perfil do Projeto que sempre privilegia filmes cujo enredo contenha uma parte gastronômica.
“Esse longa é sempre uma inspiração para a construção do menu que vou servir no dia do evento, já que a base de fundo da história é uma fábrica de chocolates, ingrediente que agrada todas as idades e paladares”, mas dessa vez o público pode esperar um cardápio diferente da primeira exibição que fizemos. Vou trazer pratos de inverno como o fondue e o resto é surpresa como sempre”, explica a chef Vivi Moraes, idealizadora do Projeto.
Sobre o filme
A história é de uma talentosa confeiteira Angélique Delange (Isabelle Carré), que faz chocolates sofisticados e reconhecidos pela crítica e público, mas por ser muito tímida prefere o anonimato e finge ser apenas uma entregadora. Ao ficar sem emprego, ela consegue trabalho numa Fábrica de Chocolates à beira da falência. Ao contrário do que imaginava a princípio, consegue a vaga de representante comercial da empresa. Ela pensa em pedir a mudança de cargo, mas é surpreendida com o convite para jantar de Jean-René Van Den Hudge (Benoît Poelvoorde), dono da empresa. O problema é que Jean-René, assim como Angélique, é extremamente tímido e possui muitas dificuldades em manter contato com outras pessoas. Ambos tímidos apaixonam-se, mas não têm coragem de se declarar.
Um toque de cultura
Oferecer uma experiência gastronômica com uma pitada de arte é o principal objetivo de Vivi Moraes, que para incrementar seu Projeto conta com a participação de Paulo de Tarso, arquiteto, pesquisador e mestrando em artes pela Unicamp. Paulo, faz a interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.
Sobre o Cinema na Mesa
Lançado em outubro de 2012, o evento Cinema na Mesa traduziu o desejo da Chef Vivi Moraes de unir arte e gastronomia. Pioneira nessa empreitada, Vivi lançou a ideia de transformar seu restaurante – o Estação Marupiara – uma quinta-feira de cada mês, num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som de qualidade e mesas cuidadosamente distribuídas para que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira. Com ares de “Sarau”, o Cinema na Mesa começa com a escolha de um bom filme, quase sempre mais “cult”, mas nada impede um blockbuster vez ou outra. Tudo depende do enredo, que deve ter como mote a gastronomia, já que o ápice do evento é sempre um bem elaborado jantar degustação, minuciosamente estudado pela Chef Vivi.
Sobre o Estação Marupiara
Localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo, a casa comandado pela chef Vivi Moraes, tem como marca registrada a brasilidade. O cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.
Serviço
Cinema na Mesa – Românticos Anônimos
Quando: quinta-feira, dia 2 de Junho
Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas
Onde: restaurante Estação Marupiara
Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Fone: (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715
Valor por pessoa: R$ 80,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)
Ingressos pelo: www.lojaestacaomarupiara.com.br