Em março o Cinema na Mesa de traz uma comédia dramática que fala sobre as emoções, a “fome” de experimentar o novo, a tentativa e o erro, a vontade de alimentar o outro como um gesto de afetividade. É um longa que convida a reflexão e tem a gastronomia como forte pano de fundo para essa história emocionante que se passa na década de 60 e conta a trajetória de vida do chef Nigel Slate. A fotografia do filme é lindíssima e deve trazer muita inspiração para a criação do cardápio desse jantar, além da culinária afetiva.
Sobre o filme
Nigel (interpretado por Oscar Kennedy [infância] e Freddie Highmore [adolescente], que fez o o Charlie de A fantástica fábrica de chocolate e o Norman, de Bates Motel, interpreta o chef Nigel Slate, cuja infância foi marcada pela mãe que não sabia cozinhar nem o mais fácil dos pratos, assim despertando a “fome” de seu filho Nigel. A criança queria muito experimentar coisas novas, principalmente as coisas que via em um grande livro de receitas. Um dia, sua mãe morre, e Nigel inicia sua trajetória com a culinária fazendo comidas para seu pai (Ken Stott). A trajetória de Nigel é pautada na superação das adversidades da vida através da comida.
Sobre o Projeto
O Cinema na Mesa é uma mistura de arte e gastronomia que proporciona uma experiência sensorial com cores, aromas e sabores. Realizado sempre em duas quintas-feiras do mês, o projeto encanta pelo ineditismo e pelo fator surpresa, já que o menu é revelado parcialmente na hora da chegada e ao final quando o chef explica o que foi servido interagindo com os participantes. Essa dinâmica gera um clima descontraído tornando a noite ainda mais especial.
O filme serve como pano de fundo para um jantar cujo menu é inspirado nas cenas e na temática. A gastronomia está presente no enredo para despertar ainda mais o interesse de quem participa e fazer o link com o projeto.
Em quase todas as sessões há também a participação do arquiteto e pesquisador Paulo de Tarso, que enriquece a noite fazendo uma interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.
Lançado em 2012 por Viviane Moraes, o projeto ganha força a cada ano. O restaurante se transforma num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som e mesas dispostas de forma que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira nesse momento com ares de “Sarau”, onde os chefs podem inovar e criar menus livres com toda criatividade e ousadia.
Sobre o Estação Marupiara
Brasilidade é a marca registrada dessa casa localizada em Joaquim Egídio, charmoso distrito de Campinas que fica a 100 km de São Paulo. A casa fundada pela chef Vivi Moraes (in memoriam), reúne alta gastronomia com ingredientes típicos nacionais e toque contemporâneo. O cardápio do restaurante tem muitos peixes e frutos do mar, mas também serve carnes e algumas massas especiais que surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa e inusitada. Deliciosas moquecas guarnecidas de farofa de banana da terra e pratos como filé recheado de queijo coalho ou nosso sorvete de queijo com calda de goiabada quente é sempre um convite para voltar. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.
Serviço
Cinema na Mesa
“Toast: A história de uma criança com fome” – quinta-feira, dias 14 e 28 de março
Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas
Onde: Restaurante Estação Marupiara
Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Fone: (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715
Valor por pessoa: R$ 85,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas).
Ingressos somente pelo: http://www.lojaestacaomarupiara.com.br