Lunchbox revela emoções despertadas através do sabor da comida

Um erro na entrega de uma marmita gera uma troca sem fim de cartas entre dois desconhecidos solitários, em busca de um sentido para continuar a vida. Esse é o tema central do filme que será exibido no Cinema na Mesa de Novembro.

lunchbox-1

O pano de fundo é a Índia, com sua culinária repleta de aromas e sabores das muitas especiarias dessa terra rica em cultura, tradição e património. Cenário perfeito para criar um menu criativo e inusitado.

Sobre o filme

A trama conta a estória de Ila (Ninrat Kaur), uma mulher que se sente solitária dentro do casamento e tenta reconquistar o marido pelo estômago.

4

 

Ela prepara uma refeição especial com todo carinho e manda entregar no local de trabalho do marido através de um serviço de entregas de marmitas famoso na caótica Bombaim, chamado Mumbai Dabbawallahs.

 

lunchbox8

À noite, ele chega em casa e não faz qualquer referência à comida. Investigando, Ila descobre que houve um extravio e a marmita (a “lunchbox” do título) foi entregue a outra pessoa, Saajan (Irfan Khan). Saajan é um funcionário em fim de carreira, que vive do passado amargurado pela perda da esposa e em vias de se aposentar. Um homem solitário que mal se relaciona com os colegas do trabalho.

 Um toque de cultura

Oferecer uma experiência gastronômica com uma pitada de arte é o principal objetivo de Vivi Moraes, que para incrementar seu Projeto conta com a participação de Paulo de Tarso, arquiteto, pesquisador e mestrando em artes pela Unicamp. Paulo faz a interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.

 Sobre o Cinema na Mesa

Lançado em outubro de 2012, o evento Cinema na Mesa traduziu o desejo da Chef Vivi Moraes de unir arte e gastronomia. Pioneira nessa empreitada, Vivi lançou a ideia de transformar seu restaurante – o Estação Marupiara – uma quinta-feira de cada mês, num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som de qualidade e mesas cuidadosamente distribuídas para que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira. Com ares de “Sarau”, o Cinema na Mesa começa com a escolha de um bom filme, quase sempre mais “cult”, mas nada impede um blockbuster vez ou outra. Tudo depende do enredo, que deve ter como mote a gastronomia, já que o ápice do evento é sempre um bem elaborado jantar degustação, minuciosamente estudado pela Chef Vivi.

Sobre o Estação Marupiara

Eleito a melhor cozinha de peixes e frutos do mar de 2013/2014 pela revista Veja Campinas, o restaurante está localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo. Comandado pela chef Vivi Moraes, cuja marca registrada é a brasilidade, o cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.

Serviço

Cinema na Mesa – “Lunchbox”

Quando: quinta-feira, dia 5 de novembro

Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas

Onde: restaurante Estação Marupiara

Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP

Valor por pessoa: R$ 80,00 Adultos – (com taxa de serviço inclusa e bebidas à parte)

Reservas podem ser feitas diretamente pela loja virtual: www.lojaestacaomarupiara.com.br