O Jantar – Próxima atração do Cinema na Mesa

Com direção de Ettore Scola, um dos mais respeitados cineastas da Itália, “O Jantar” é um filme para ser degustado aos poucos acompanhado de um bom vinho. Essa é a escolha do Cinema na Mesa do mês de abril. Filme totalmente ambientado dentro de um restaurante e do universo da gastronomia.

zzjantar9

Um mestre na arte de filmar em primeiro plano e com o mínimo de cenário, Scola esbanja densidade dramática. O Jantar é tão minimalista quanto sua grande obra, o premiado “O Baile” (1983). Ele tinha 70 anos quando fez esse filme, já com sua carreira bastante consolidada. Experiente, conseguiu agradar os “paladares” mais exigentes com seu tempero à moda antiga  – bons diálogos, atores de primeira e pouco cenário.

Sempre clássico na arte de falar sobre o ser humano de forma direta, sem rodeios, expondo de forma ímpar suas facetas, desejos e anseios, mazelas e qualidades. Essas são características do brilhante diretor e roteirista e estão presentes no filme que é simples na forma, mas denso no conteúdo.

Sobre o filme

O filme típico italiano se passa em duas horas de serviço dentro de um restaurante e aborda a vida dos seus frequentadores. Nas mesas, esses personagens revelam seus dramas, entre eles um professor universitário que se envolve com uma aluna, uma quarentona que tem problemas com a filha, um culto professor que adora jogar cartas e a dona de um restaurante.

zzjantar5

O Jantar, é intimista, comovente, mas também provoca o riso. São dramas pessoais (solidão, sonhos desfeitos etc) temperados de humor. Gosto das palavras do jornalista Carlos Gerbase, que diz que ele fala de uma humanidade que já sabe sentar à mesa, mas que ainda não aprendeu a usar corretamente a faca da razão e o garfo das emoções. Um filme gostoso para ser exibido no Projeto do Cinema na Mesa. Com Fanny Ardant, Vittorio Gassman e Giancarlo Giannini.

Jantar4

Um toque de cultura

Oferecer uma experiência gastronômica com uma pitada de arte é o principal objetivo de Vivi Moraes, que para incrementar seu Projeto conta com a participação de Paulo de Tarso, arquiteto, pesquisador e mestrando em artes pela Unicamp. Paulo faz a interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.

Sobre o Cinema na Mesa

Lançado em outubro de 2012, o evento Cinema na Mesa traduziu o desejo da Chef Vivi Moraes de unir arte e gastronomia. Pioneira nessa empreitada, Vivi lançou a ideia de transformar seu restaurante – o Estação Marupiara – uma quinta-feira de cada mês, num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som de qualidade e mesas cuidadosamente distribuídas para que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira. Com ares de “Sarau”, o Cinema na Mesa começa com a escolha de um bom filme, quase sempre mais “cult”, mas nada impede um blockbuster vez ou outra. Tudo depende do enredo, que deve ter como mote a gastronomia, já que o ápice do evento é sempre um bem elaborado jantar degustação, minuciosamente estudado pela Chef Vivi.

 Sobre o Estação Marupiara

Eleito a melhor cozinha de peixes e frutos do mar de 2013/2014 pela revista Veja Campinas, o restaurante está localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo. Comandado pela chef Vivi Moraes, cuja marca registrada é a brasilidade, o cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.

Serviço

Cinema na Mesa –  O Jantar

Quando: quinta-feira, dia 2 de abril

Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas

Onde: restaurante Estação Marupiara

Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP

Valor por pessoa: R$ 75,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)

Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715 ou e-mail: restaurante@estacaomarupiara.com.br