“Uma combinação de paixão, coragem e manteiga”. Essa foi a escolha da chef Vivi Moraes para comemorar os 4 anos de Cinema na Mesa. A data será brindada com muita alegria e emoção, já que essa será uma reedição dos filmes que a chef deixou escalado para o projeto que era um dos seus xodós. Vivi deixou o filme escolhido e também criou o menu que será degustado no próximo dia 6 de outubro. Uma ótima oportunidade para quem não viu a primeira exibição em 2014 e se deliciou com o menu.
Os próximos filmes serão eleitos por toda a equipe com a ajuda do Paulo de Tarso que faz todos os comentários e também dos clientes que sempre pedem um filme ou outro.
Esse longa, é fruto do livro de Julie Powell que narra duas histórias reais entrelaçadas pela gastronomia, mote perfeito para o projeto que sempre escolhe uma temática que envolva o universo gastronômico e que sirva de pano de fundo para a criação de pratos inspiradores.
Sobre o filme
Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas até descobrirem a paixão pela culinária que muda por completo o destino de cada uma. Julia Child, no filme estrelada pela talentosa Meryl Streep, é uma americana que se muda para Paris por conta do trabalho do marido. Entediada busca algo para se ocupar e se apaixona pela culinária. Seu talento lhe rende um programa na TV, e ela passa a ser a mulher que ensinou a América a cozinhar e a comer.
50 anos depois, sua história serviu de inspiração para Julie Powell, uma jovem de 30 anos, frustrada com a vida, e que decide passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child. O intento muda sua rotina e diariamente a moça ganha novos ares registrando num blog receitas e histórias de vida.
Um toque de cultura
Oferecer uma experiência gastronômica com uma pitada de arte foi o principal objetivo de Vivi Moraes, que para incrementar seu Projeto conta com a participação de Paulo de Tarso, arquiteto, pesquisador e mestrando em artes pela Unicamp. Paulo faz a interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.
Sobre o Cinema na Mesa
Lançado em outubro de 2012, o evento Cinema na Mesa traduziu o desejo da Chef Vivi Moraes de unir arte e gastronomia. Pioneira nessa empreitada, Vivi lançou a ideia de transformar seu restaurante – o Estação Marupiara – uma quinta-feira de cada mês, num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som de qualidade e mesas cuidadosamente distribuídas para que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira. Com ares de “Sarau”, o Cinema na Mesa começa com a escolha de um bom filme, quase sempre mais “cult”, mas nada impede um blockbuster vez ou outra. Tudo depende do enredo, que deve ter como mote a gastronomia, já que o ápice do evento é sempre um bem elaborado jantar degustação.
Sobre o Estação Marupiara
Localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo, a casa fundada pela chef Vivi Moraes, tem como marca registrada a brasilidade. O cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.
Serviço
Cinema na Mesa – Julie & Julia
Quando: quinta-feira, dia 6 de outubro
Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas
Onde: restaurante Estação Marupiara
Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Fone: (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715
Valor por pessoa: R$ 80,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)
Ingressos pelo: www.lojaestacaomarupiara.com.br